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11 março 2007

Actividades online - II

Livros Interactivos Multimédia
Na senda das aplicações que produzem actividades interactivas para a Web, o LIM (Livros Interactivos Multimédia) merece destaque por duas razões principais: a facilidade de utilização, quase sem aprendizagem, e o formato de exportação dos ficheiros - SWF - que permite utilizá-los em qualquer sistema operativo/servidor.
De facto, estas duas características são fantásticas e, por si só, suficientes para prestarmos atenção ao LIM, mas há ainda, a merecer realce, o facto de este pequeno utilitário ocupar uns meros 1,6 MB incluindo ajuda ilustrada. Ah, e não precisa de instalação, pode usá-lo directamente de uma "pen drive" ou disco flash USB. Basta descomprimir os míseros kilobytes que o ficheiro compactado ocupa.
Ora bem, mas vamos lá ver para o que é que esse tal LIM serve?
Vejamos, são trinta (isso mesmo, 30!) actividades diferentes que pode criar com este software desenvolvido pelo amigo Fran Macias e disponibilizado sob licença Creative Commons (Portugal integra, desde Novembro de 2006, o processo de licenciamento CC - Creative Commons) e, melhor ainda, pode juntá-las todas num único ficheiro, criando um livro interactivo multimédia.
Comece com puzzles de imagens, faça sopas de letras ou crie problemas de palavras cruzadas. "Brinque" com sons e texto, faça audio-ditados, organize esquemas ou faça correspondências entre categorias. Atrevemo-nos a afirmar que em qualquer nível de ensino esta ferramenta será útil, mas é claramente nos primeiros ciclos que ele tem grande valor.
Quando falamos em interacção, queremos dizer que o utilizador tem intervenção directa no fluxo da aplicação informática e a designação multimédia quer dizer que podemos usar vários media (plural do latim medium).
Ora é rigorosamente isso que sucede aos produtos resultantes do LIM: o utilizador serve-se de botões de controlo para navegar ao longo dos livros criados e interage na resolução dos problemas propostos. Esses problemas podem conter texto, imagens, sons e vídeo, nomeadamente no formato FLV (Flash Vídeo), sendo exportados em conjunto com um ficheiro HTML que pode ser usado directamente na Web ou modificado para integrar um qualquer espaço, por exemplo, da página de exercícios de uma disciplina, no sítio da escola.
A utilização, suficientemente documentada, com ajuda em português europeu, é bastante intuitiva, havendo, contudo, a necessidade de ter em conta alguns cuidados.
Primeiro, reúna todos os objectos que pretende utilizar numa pasta própria para esse projecto. Imagens, textos, sons, vídeos, tudo deverá estar arrumadinho antes de começar. Não caia na asneira (e desleixo) de andar à procura desses elementos só quando precisar deles, nem faça a inclusão de objectos que estejam em pastas distintas.
Segundo, mantenha fixa esta ideia: todas as actividades publicadas partilham o mesmo nome de ficheiro SWF: lim.swf.
Isto significa que se criar diferentes actividades em diferentes livros, os deve exportar para diferentes pastas, ou estará sistematicamente a substituir o ficheiro swf do projecto anterior.
Seria bom podermos contar com o relato das experiências dos utilizadores que têm usado este pequeno "tesouro" em Portugal, para encorajar o aparecimento de mais contributos, mas enquanto isso não sucede, podem, os nossos leitores, consultar as páginas com exemplos de actividades listadas no sítio oficial do autor do LIM, a quem deixamos aqui um fraterno abraço.
Descarregue o LIM no seu idioma predilecto (inclusive português) e, se conseguir tirar partido dele, partilhe connosco as suas actividades.
Que pensa da ideia de começarmos a criar um pequeno repositório desses recursos? Quem se voluntária para encabeçar a lista?

1 Comentários:

Blogger Jean-Jacques said...

Olá,
De facto esta ferramenta é fantástica!
Grande parte dos meus formandos estão a usa-la e com grande entusiasmo, isto desde o pré-escolar até ao secundário. Houve quem já testasse o recurso produzido nas suas aulas (física-astronomia) e a avaliação feita pela participação dos alunos foi SIMPLESMENTE SUCESSO (tal como este software).
Agora o que se pode apontar de menos bom é o facto de haver limitações (normal para um software gratuito) as actividades disponíveis, apontados pelos seus utilizadores, tais como:
"Numa legenda de uma imagem queria ter mais que 6 hipoteses."; "Queria puder escolher diferentes tipos de letras."; etc...

Pessoas exigentes!!! :D

Quanto a facilidade de utilização concordo plenamente, apesar de verificar que grande parte das pessoas não conseguiu usar esta ferramenta de forma autónoma tanta na aprendizagem como em situações de dificuldades :( ...
talvez fruto de maus hábitos anteriores em que estão a espera que tudo lhes seja exemplificado!

Obrigado pela existência deste blog e continuação de um EXCELENTE trabalho.

12 março, 2007

 

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