Software de utilização gratuita, freeware e open source, testado e aconselhado pelo CCUM.

18 fevereiro 2007

Actividades online - I

Actividades online - I
Numa época em que o e-Learning desafia constantemente os docentes a encontrar soluções para apresentar actividades online, que tragam mais valias à utilização dos recursos tecnológicos e motivem os alunos, os editores de actividades para a Web sofreram uma grande procura e um certo grau de desenvolvimento.
Sob esta temática, apresentaremos alguns recursos disponíveis para a criação de actividades destinadas à publicação na Web, quer nas plataformas de apoio ao e-Learning (como a Moodle) quer nos portais das escolas.
Começaremos por sugerir uma análise cuidada a softwares mais recentes e/ou mais fáceis de utilizar, e que, simultaneamente, sejam capazes de responder a um leque alargado de públicos. Havemos de privilegiar aquelas soluções que oferecem versões portuguesas para facilitar a sua exploração e utilização.
Nesse sentido, o Ardora, desenvolvido pelos nossos amigos e únicos vizinhos, é uma boa solução para ponto de partida.
As suas capacidades de produção de actividades incluem, entre outras, a criação de actividades com imagens, jogos de palavras, actividades com sons, actividades de estabelecimento de relações entre palavras e imagens, actividades de textos com lacunas, classificação e ordenação de palavras e conceitos, criação de testes de conhecimentos, actividades com unidades de medida, actividades de cálculo elementar, criação de esquemas e actividades com elementos geométricos. São cerca de três dezenas de actividades diferentes, semelhantes às actividades tradicionais, é certo, e bastante simples, mas adequadas aos alunos dos anos iniciais de escolaridade. Pode construir uma ideia mais fundamentada consultando a página de ajuda.
O Ardora exporta o conteúdo de cada actividade para dois ficheiros: um em formato HTML e outro em Java (.jar) que devem depois ser carregados no servidor ou na plataforma (para ler ficheiros Java, o computador precisa de ter instalado o Java Runtime, que pode obter gratuitamente no sítio da Sun Microsystems)
No caso de utilizar uma plataforma de e-Learning que suporte SCORM, o Ardora pode criar o pacote SCORM com o número de actividades que pretender.
Tratando-se de um pequeno software, gratuito e com uma abordagem adequada a inexperientes, merece a nossa recomendação para aquelas actividades mais básicas.
A interface está praticamente toda em Português, seleccionável depois de instalado, mas está também disponível em Castelhano, Basco, Catalão, Galego e Inglês.
Pode descarregar o programa a partir de www.webardora.net. Se quiser realizar algumas actividades concebidas com Ardora, visite o sítio do CEIP de Palmeira (Galiza) na rubrica Rato Paco.
Façam bom uso do Ardora e não se esqueçam do vosso feedback, vale?!

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home