Escreva o seu Próprio Guião
Quer fazer um vídeo de Carnaval? Já pensou nisso? Não?
Então comece a pensar.
StoryBoard Pro pode passar a ser o seu editor de digital de guiões.
O vídeo, em educação, é um meio extremamente apelativo e eficaz para a motivação de grupos de todas as idades e com a panóplia de ferramentas, que existem por aí, disponíveis para apoiar a produção de vídeo (havemos de referir-nos a algumas aqui, nos próximos tempos), faz todo o sentido falar de ferramentas auxiliares de planificação e guionismo (storyboard [en es]).
É nesse quadro que vos usgerimos um excelente recurso para a produção dos diversos guiões que se utilizam num vídeo bem planeado, ou seja um editor de storyboard completo. Aliás, completíssimo.
Senão, veja lá.
Seleccione ou escreva a sua história, um pequeno resumo (sinopse). É o melhor que pode fazer, já. Depois vamos lá (d)escrever cada cena no "StoryBoard Pro", definir os planos, aos ângulos de tomada de imagem, os textos e a sonorização.
Pois é, que fácil, dito assim!
Deixe cá ver se podemos ter mais ajudas…
Em tempos passei pelo sítio de um amigo e encontrei um bom conjunto de documentos simples para quem dá os primeiros passos na edição de vídeo. Ora aqui está, chama-se vídeo.grafias, sob a responsabilidade do Prof. José Bidarra, da Universidade Aberta. Entre, entre…
...
Mas, voltemos à vaca fria, que é como quem diz, ao nosso StoryBoard Pro. Se consegue ler Inglês não vai ter dificuldade nenhuma em aperceber-se da forma inteligente como a Atomic Learning concebeu este software. Decida os planos com a ajuda dos exemplos, explore os vídeos tutoriais disponíveis, compreenda finalmente a necessidade de descrição das sequências, através do texto auto-inserido em cada campo, que depois deve alterar para conter o seu próprio.
- Escreva os títulos e as descrições de cada cena, complete com os tempos dos planos e a ordem de edição.Ensaie os efeitos de som ou a música de fundo que pode descarregar a partir do StoryBoard. Em suma, use, abuse e aprenda por si mesmo, gratuitamente, claro!
- Especifique o tipo de quadro: vídeo, imagem estática, áudio, música ou títulos.
- Escreva as indicações para o operador de câmara seguir quando estiver a colher imagens e instruções de edição para serem utilizadas na produção com qualquer software profissional ou amador, que escolher.
- Importe vídeo-clips existentes ou imagens estáticas e sons que melhor ilustrem cada quadro.
- Crie, guarde e importe modelos para projectos de vídeo.
- Imprima cópias do seu storyboard para utilizar na filmagem ou edição.
- Imprima um storyboard em branco para explorar ideias.
- Aceite as dicas relacionadas com o guião ligando-se à biblioteca online de vídeo-clips da Atomic Learning.
Texto de apresentação do software, em Atomic Learning (tradução livre)
Aproveite, depois, para apresentar o seu trabalho na Mostra de Vídeo Digital do Challenges 2007 e ainda se arrisca a ganhar um prémio!
Alternativas? Há inúmeras, umas mais simples e igualmente recomendáveis, outras mais complexas. Se quer, experimente o Springboard, um editor mais suave, muito interessante para principiantes embora com algumas limitações na versão livre.
Saiba mais sobre guionismo, na wikipédia: em Inglês ou em Espanhol
Ah, não se esqueça de descarregar o software! StoryBoardPro e, já que anda por aqui, que tal deixar o seu cometário?
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Home