Software de utilização gratuita, freeware e open source, testado e aconselhado pelo CCUM.

28 janeiro 2007

Screencasting: Mostre como se faz!

Um screencast é a gravação digital da saída do ecrã do computador (captura de ecrã), frequentemente acompanhada de narração.
Embora o termo screencast começasse a ser usado em 2004 proposto por Jon Udell (http://jonudell.net/), produtos tais como o Lotus ScreenCam já eram usados para esse efeito desde 1993. Creio que o próprio Windows 98 dispunha de um pequeno utilitário de captura de ecrã e conversão para vídeo AVI, escondido algures.
Para além da técnica, ainda hoje desconhecida de muitos utilizadores, de capturar o ecrã ou apenas uma janela, combinando as teclas Ctrl+PrtSc ou Alt+PrtSc, o rol de produtos, mais ou menos sofisticados, disponíveis na Internet, gratuitos - pois claro! -, é imenso e cada um habitua-se a usar aquele que mais lhe interessa ou combina alguns deles.
Mas de uma forma muito directa, o sreencasting, em educação, pode ser uma "ratoeira", já que a sua utilização vai pouco para além da mera criação de tutoriais.
Vá de retro! …
Pois é, mas a criatividade, aliada a mais qualquer coisa, pode transformar uma ferramenta tão formatadora em algo mais interessante e "construtivista". Indispensável é a existência de uma boa dose de interacção e a possibilidade de edição dos screenshots (capturas).
O formato de saída, ou seja, o resultado final, tem também muita importância, principalmente pela possibilidade de integração noutras ferramentas ou recursos, característica que reduz a maioria das hipóteses a uma só: SWF (acrónimo usado para definir Small Web Format e Shockwave Flash), ou mais comummente ficheiro flash (da Macromedia).
Em termos de software da classe freeware apenas o Wink responde com alguma satisfação a estes requisitos, embora comercialmente este sector esteja em franco crescimento.
É, por isso, que o Wink é a nossa proposta para screencasting sem gastar um tostão!
Comece por definir uma área do ecrã ou uma janela de uma aplicação para capturar. Depois decida quantos quadros quer capturar por segundo (normal em vídeo PAL é 25, mas em screencasting pode ficar-se por menos de metade) e a forma de captura: automática, inicia-se quando entender e depois é autónoma enquanto quiser; manual, captura o ecrã quando quiser, pressionando determinada tecla.
Depois pode compor cada diapositivo (quadro) com alguma maleabilidade, pode adicionar comentários, gráficos, imagens, botões de navegação, definir tempo de exibição de cada quadro separadamente e gravar a narração ou adicionar áudio previamente gravado em formato MP3 e WAV.
O resultado final é um ficheiro SWF e uma página HTML pronta a ser usada em qualquer site ou plataforma web.
Em conclusão, tem um recurso simples e eficaz, com qualidade qb e alguma versatilidade, com uma curva de aprendizagem muito curta e interface em Português do Brasil.
A sua utilização mais imediata pode ser a explicação sobre como usar um programa informático, como organizar informação ou para a apresentação de um projecto, por exemplo.
Download: http://www.debugmode.com/wink/
Wink, lá! ;-)


0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home