Software de utilização gratuita, freeware e open source, testado e aconselhado pelo CCUM.

14 janeiro 2007

Mapas de Conceitos

Mapas de Conceitos? O que é isso?
Os mapas de conceitos, apresentados nos anso 60 por J. D. Novak são um dos emblemas do movimento construtivista da aprendizagem preconizado por Ausubel (conf. wikipédia EN, PT, ou davidausubel.org).
Para Novak, o mapa conceptual pode ser simultaneamente:

  • Um recurso de auto-aprendizagem ao dispor dos alunos e dos professores;
  • Um método para encontrar e explicitar significado para os materiais de estudo;
  • Uma estratégia que estimula a organização dos materiais de estudo;

Os mapas conceptuais, na perspectiva de ferramenta educacional, constituem uma forma de levar os alunos e os docentes a compreender o significado dos objectos de aprendizagem, representando as relações significativas entre os conceitos na forma de proposições.

(Adaptado de rtic-minerva-uevora).

Como crio um Mapa de Conceitos?

Existe uma enorme variedade de técnicas e de estratégias para criar mapas de conceitos. É bem provável que já tenha utilizado o conceito em algum momento, mesmo sem se ter dado conta disso. Contudo, nos dias de hoje, a forma mais fácil, eficaz e ecológica de o fazer é recorrendo a software específico. O ciberespaço está cheio de sugestões comerciais e livres. Aqui referiremos apenas, como seria de esperar, duas das melhores versões gratuitas: CmapTools e Freemind.

O CmapTools é desenvolvido pelo IHMC (Institute of Human and Machine Cognition) da Florida e é uma das ferramentas mais conhecidas e mais utilizadas. É também a mais complexa e talvez a mais completa.

O Freemind é mais leve e, embora exija máquinas capazes de correr java, é o mais aconselhado para quem se inicia nestas andanças. As capacidades de exportação em variados formatos de imagem (JPEG e PNG, por exemplo) e a possibilidade de utilizar os mapas, interactivamente, na web, fazem dele o nosso eleito.

O interface integralmente em Português facilita a sua utilização por aqueles que apenas dominam o idioma luso. A versão 0.8 'binária' para windows está temporariamente disponível no CCUM em formato ZIP. Descompacte e utilize!

Versão beta 0.9.14 totalmente em Português, capaz de exportar o mapa em formato swf (Flash)

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home