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18 março 2007

Edição de Som

Editor de áudio
Em qualquer produto multimédia, o som é um daqueles elementos que mais nos deixam fascinados ou desiludidos. A qualidade das gravações "ao vivo" ou das locuções fanhosas, é muitas vezes um obstáculo quase intransponível para a maioria de nós, amadores. Frequentemente, aceitamos essas desculpas porque nos faltam os equipamentos profissionais, os estúdios insonorizados e um conjunto de outros álibis que conseguimos engatilhar e que, em abono da verdade, até são verosímeis.
Contudo, a era digital não deixa muita margem de manobra para desculpas e os recursos estão ao alcance da maioria. Os equipamentos básicos, microfones e gravadores, estão disseminados e miniaturizados de tal forma que, virtualmente, poderemos gravar áudio em qualquer sítio. Podemos escolher o local de gravação, o estúdio, de acordo com os nossos objectivos, sem complicações.
Desde os telemóveis às câmaras fotográficas, passando pelos PDA e pelos Notebooks, perdão, computadores portáteis, tudo pode converter-se num "estúdio de gravação" sofisticadíssimo se pensarmos nos padrões de há cinquenta ou sessenta anos atrás.
Pois é, o digital chegou a todo o lado e tornou-nos virtuais produtores fonográficos. Se acrescentarmos o software, então as nossas competências tornar-se-ão aparentemente ilimitadas.
Até há alguns anos atrás, editar áudio, digitalmente, estava apenas ao alcance de alguns sortudos, leia-se, profissionais avançados, que acediam a software do calibre do Cool Edit (agora Adobe Audition). Há dez anos, as placas de som da marca Creative Labs, traziam algumas aplicações informáticas que nos permitiam misturar áudio em formato wav. Mais tarde, com o aparecimento de formatos áudio compactos MP3 e OGG, por exemplo, os editores de áudio começaram a despontar e apareceram no mercado inúmeros títulos com grande versatilidade, embora quase sempre virados para a utilização comercial ou, pelo menos, para a utilização de peritos.
Só nos últimos anos, com o dinamismo que o software open source (software de código fonte aberto) trouxe, pudemos começar a desfrutar de aplicações com grande qualidade, acessíveis do ponto de vista da usabilidade, ao comum dos utilizadores dos computadores. Este facto veio retirar-nos todas as desculpas para continuarmos a apresentar narrações horrendas nas apresentações electrónicas ou nos nossos vídeos amadores, porque as ferramentas profissionais estão hoje ao alcance de todos, sob a forma de software livre como o Audacity,
O Audacity não só tem uma interface completamente acessível a qualquer utilizador comum de computadores, como é extremamente leve e rápido na edição.
Com o Audacity pode gravar directamente de um microfone (os portáteis já têm microfone integrado, na maioria dos modelos) ou gravar a partir de uma fonte interna (placa de som, por exemplo).
Pode abrir e converter a maioria dos ficheiros de áudio dos formatos WAV, MP3, AIF, AU e OGG, embora possa ter que instalar encoders ou codecs (bibliotecas de codificação) adicionais, como acontece com o MP3. No entanto, tudo está bastante bem documentado no sítio do projecto. O encoder LAME, para poder criar ficheiros compactados MP3 é gratuito e basta instalá-lo.
A edição é fácil e podem fazer-se correcções e aplicar efeitos de uma forma extremamente simples e intuitiva. Podem misturar-se várias faixas de áudio gravadas directamente ou importadas dos ficheiros reconhecidos pelo software. O Audacity pode considerar-se um produto de profissional, tal é o seu estado de desenvolvimento e, neste momento, talvez não tenha concorrentes quando comparado o binómio custo/benefício.
Trata-se de uma aplicação de grande qualidade para a edição de áudio, disponível para vários sistemas operativos, que pode descarregar directamente do sítio do projecto, no sourceforge. Uma vez que se trata de um projecto em andamento, recomenda-se que instale a versão estável.